05 agosto 2008

Técnica de Pano Assado

Técnica de Pano Assado
-Você pega um tecido de algodão cru, faz o desenho que quiser, depois pinta bem forte com giz de cera faber castel(tem que ser este pois é o melhor) ou giz paste ou óleo, começando sempre da cor mais fraca em baixo para a mais forte, pode pintar com até 8 cores uma sobre a outra, se colocar a escura primeiro pode borrar.Depois de pintado passe o ferro quente com um papel por cima do desenho, terminando coloque o pano em uma vasilha com chá preto quente e deixe lá por algum tempo ( uns 5 Minutos), pode ser também água de beterraba, chá de casca de cebola, só que a cor ficará diferente, o chá dá uma cor envelhecida.Tirado o pano ainda molhado leve ao forno, pode ser também forno elétrico e deixe assar, sempre de olho para não queimar, este procedimento também é rápido. Tirando do forno você passa o ferro de novo para secar, sem o papel e está pronto. O mais legal é que você pode lavar o tecido que não sai o desenho.
Obs.Importante pintar forte pois sai um pouco no ferro e no chá, pintando fraco depois destas etapas o desenho ficará muito claro, mas também vai do gosto da pessoa. FONTE: comunidade do orkut: pano assado

5 comentários:

  1. Olá Mari, achei muito interessante esta técnica do pano assado, tu tens idéia de quanto tempo no forno? qual a temperatura? obrigada e adorei teu blog, continua colocando coisinhas ai pra gente beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosane...
    Obrigada pelo recadinho.Bem eu costumo deixar o forno na temperatura média.O tempo varia de acordo com o resultado que vc queira...mais queimadinho ou não.Eu vou abrindo e olhando como está.
    Beijos..
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Eu fiz a técnica do pano assado tudo direitinho e na hora de tirar do forno, saiu com mancha parecida com a de gordura. Imagino que seja do giz de cera. Como fazer pra que isso não aconteça? Eu usei bem o papel kraft pra tirar o execesso e mesmo assim não adiantou.Obrigada, Gisele.
    http://fazendoarte4you.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi....eu costumo passar uma folha de papel sulfite antes, para tirar o excesso....não sei te responder o que ocorreu, mas tente mais vezes...não desiste não!!! Assim vc vai percebendo o que mudar...as vezes, a marca do giz...alguns podem ter mais cera....Se eu descobrir algo, aviso.

    ResponderExcluir
  5. Ah....a goma que vêm no tecido, pode manchar, por isso, é recomendável sempre lavar antes!!!

    ResponderExcluir