CURSO DE PINTURA DECORATIVA EM MADEIRA
CONTEÚDO: Pátinas, Country Americano, Bauernmalerei e Natal
A madeira é um material muito versátil, que aceita bem qualquer tipo de tinta e solvente.
Tendo como todo material o seu tempo de preparo e secagem que devemos respeitar para um bom resultado de nosso trabalho.
Primeira etapa: Pátinas
Surgiu no sec.XVIII esta técnica éra utilizada para ressaltar os veios da madeira, característica predominante até hoje.
Considerada uma das texturas mais elegantes e discretas , a pátina nunca sai de moda.
PÁTINA PROVENÇAL
Ou pátina branca, é originária da Provence, região do sul da França.Com muito charme essa técnica rústica transforma móveis velhos em peças super modernas.
Esta pátina geralmente é feita em madeira escura para ressaltar seu efeito.
MATERIAL: lixa 100 ou 150, seladora, tíner, boneca de pano (trouxinha), cera pastosa incolor, estopa, tinta látex PVA branca e pincel macio.
MODO DE FAZER: Lixe a peça , retire o pó e aplique uma camada de seladora (diluída em tíner na proporção de dois para um) com boneca de pano por toda a peça .Deixe secar.
Lixe mais uma vez, com a estopa aplique a cera pastosa incolor apenas em algumas partes ( locais onde será criado o efeito lascado) como cantos, puxadores, quinas etc...
Aplique na peça uma camada de tinta látex branca ( diluída em 10% de água) com pincel macio. Dê outra demão ou várias bem finas para que forme uma camada grossa para que o efeito de lascas seja mais real.
Lixe os pontos em que foi aplicada a cera, evite fazer movimentos de vaivém. O segredo é lixar em um só sentido para reproduzir lascas na madeira.
DICAS:
Ceras a base de silicone costumam Ter maior cobertura, proporcionando um bom acabamento. É o caso da cera pastosa incolor Microcristal.
Vocabulário:
Demão: equivale a cada aplicação de tinta ou produto sobre uma base anteriormente aplicada.
Veios: são as ranhuras naturais da madeira.
Mãos à obra e bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário